Grande quantidade desses elementos fisiológicos vitais são reabsorvidos pela corrente sanguínea, mas certa quantidade de constituintes sanguíneos vitais são agrupados pelos rins num líquido que os médicos chamam de “ultrafiltrato plasmático” (e nós o chamamos de urina). Muito desse ultrafiltrato pleno de nutrientes e estéril, ou urina, é reabsorvido e alguma parte permanece nos rins durante algum tempo, de onde é afinal liberada por um tubo chamado ureter, que leva a urina à bexiga, de onde ela é finalmente excretada. Pois bem, agora você poderá provavelmente estar pensando por que o corpo expele valiosos nutrientes, água, hormônios, enzimas, etc. que são vitais para o funcionamento do organismo. Não seria mais lógico que esses elementos fossem retidos? Se a urina é uma mistura desses elementos que dão sustenção à vida, por que o corpo a expele?
A resposta é que os rins excretam uma porção de urina como forma de remover certos elementos vitais em nosso sangue que simplesmente não são necessários num determinado momento. Por exemplo, você acabou de correr. Você chega em casa e beber um ou dois copos grandes com água. Nesse exato momento, você provavelmente bebeu mais água do que o seu corpo realmente necessita. Mas não se preocupe-- seus rins irão equilibrar a quantidade de água que chega à sua corrente sanguínea em razão de você beber tanta água e, por meio da urina, eliminará a quantidade d'água do sangue que não é necessária, naquele momento.
Pois bem, a água é certamente um elemento de sustentação da vida da qual o corpo não pode prescindir. Então, por que é expelida do corpo? A resposta é óbvia. Há momentos em que há excesso d'água no seu sistema e ela precisa ser excretada.
É fato fisiológico que, para que funcionemos normalmente, as quantidades ou concentrações de cada elemento em nosso sangue devem ser cuidadosamente ou estritamente controladas e isso é feito pelos rins. Água em excesso no sangue é fatal. Sal em excesso no sangue é mortal. Embora a vitamina C seja um nutriente maravilhoso, concentrações muito altas dela ou de qualquer nutriente poderá matá-lo. Eis a razão
Nenhum comentário:
Postar um comentário